quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ponte H ("H bridge")

O Ponte H (H bridge), é um circuito eletrónico no qual permite que um micro-controlador comande um motor DC, neste caso. O micro-controlador, por si, não consegue fornecer a corrente necessária ao motor, o que torna possível que este rode tanto para um lado como para o outro. Neste circuito é usado um componente L293DNE, que no seu interiror é constituído por 4 díodos, que ajudam numa melhor condução à "fuga" de corrente.

O nome "Ponte H" aparece quando na montagem do circuito apresenta uma forma de um "H". O circuito é montado com 4 "switch's" (S1, S2, S3 e S4), no qual as ligações entre si são accionadas alternadamente (S1 e S4 ou S2 e S3). Para cada combinação, por exemplo a S1 e a S4, fazem o motor girar no sentido, já que a outra combinação, o fazem girar noutro sentido. Ambas as combinações (S1 e S4 ou S2 e S3) não podem ser ligadas ao mesmo tempo, o que pode gerar um curto-circuito.


Fig. - Diagrama de um circuito "Ponte H" ("H bridge" circuit diagram).



Fig. - Espquema de funcionamento da "Ponte H" ("H bridge" fuction).



O L293DNE



O L293DNE é um componente de alta corrente adequado para o uso no circuito "Ponte H"("H bridge").
Este componente está apropriado para criar correntes bidirecionais com voltagens entre os 4,5V e os 36V. Como dito anteriormente, usamos este componente pois no seu interior estão 4 díodos, dos quais permitem uma melhor condução da fuga de corrente.


 
                  



Fig. - CI L293DNE e respetivo "datasheet" ( CIL293DNE and his own datasheet).



O "Ponte H" montado por nós

("H bridge" made by us)




           Fig.- Circuito "Ponte H" montado na bredboard ("H bridge" circuit made in bredboard.)







Sem comentários:

Enviar um comentário