quinta-feira, 14 de Março de 2013

"Timer" Multivibrador 555 Astável(Timer Multivibrator 555 Astable)



O CI 555 é um componente que contém no interior um circuito integrado("chip"), que em maior parte das vezes é usado como um temporizador ou como multivibrador.


Fig. - Datasheet CI 555.


O CI 555 pode ser usado em 3 circuitos diferentes:

  • Modo monoestável: funciona com um disparador, praticamente usado para buzzers, temporizadores, interruptores de ruído, etc...
  • Modo astável: o 555 opera como um oscilador, usado em luzes pisca-pisca LED, alarmes de segurança, etc..
  • Modo biestável: neste caso o 555 funciona como um flip-flop.


Este trabalho vai ser sobre o Multivibrador Astável, no qual vamos operar com vários componentes e fazer com que dois LED's pisquem em simultâneo, como as figuras abaixo o podem comprovar.



                                                        Fig. - Circuto do trablaho.







Fig. - Circuito Multivibrador Astável usando CI555(Multivibrator astable).



Uso do CI555(Usage of the CI555)






Fig. - Podemos observar na imagem a variação da descarga do capacitador, que tal descarga se faz muito rápido, com a descarga da resistência.


O circuito astável(astable circuit) apresenta uma continuidade infinita de pulsções rectangulares, entre dois valores. A frequência e a pulsação do ciclo, dependem dos valores atribuidos pelas resistências e outros componentes.




Fig. - Podemos observar as pulsações no osciloscópio, que dependem do ciclo do "timer", e como "regra", o "ON", é aproximadamente 1/3 maior do que o tempo esperado pelas pulsções certas.






Sem comentários:

Enviar um comentário